Por que investir na comunicação do meu negócio?

Por que investir na comunicação do meu negócio?

“Quem não se comunica, se trumbica”. A frase foi dita por um dos grandes e inesquecíveis comunicadores do Brasil, o Velho Guerreiro Chacrinha e é sempre muito atual. A comunicação faz parte de nossa vida, do nosso dia-a-dia, assim como nossa alimentação, a higiene pessoal, as necessidades fisiológicas.

E em uma empresa isso não é diferente. Quando se fala em comunicação empresarial, a primeira coisa que muitos pensam é uma propaganda na TV, nos jornais ou revistas. Sim, isso é importante, mas não é tudo e está longe de ser suficiente e eficaz.

Ter uma empresa, seja ela pequena ou grande, vai muito além de investir em documentação para abrir a firma, manutenção e contratação de mão de obra. Para que seu negócio dê certo e seja lucrativo, é preciso ser assertivo nas ações e isso inclui a comunicação e o marketing.

O marketing se encarrega de ações e estratégias dentro da empresa com foco no cliente, na venda direta ou indireta que será tratado em outra oportunidade.

Neste texto vamos focar na importância da comunicação em uma empresa. E neste caso o foco não é apenas o cliente, mas todos que de alguma maneira se relacionam com ela [a empresa], direção, colaboradores, parceiros, público em geral.

Comunicação interna x comunicação externa

A comunicação em uma empresa se divide em dois tipos: interna e externa.  A diferença entre elas não está apenas na semântica das palavras, mas no conceito. Mas, embora diferentes, precisam caminhar juntas.

O primeiro caso se refere ao público interno da empresa; funcionários, fornecedores parceiros. Nesse modelo, a comunicação se faz por meio de canais a que esse público tenha acesso. A forma mais tradicional é o velho e bom mural na salinha do café ou na portaria.  Mas estamos na era da tecnologia e esse método pode não chamar mais atenção ou passar despercebido. E-mail, boletins informativos, redes sociais, News letter, intranet. Mais recentemente, por conta da pandemia da covid-19 e o trabalho home office, a comunicação entre os colaboradores das empresas se concentrou nas videoconferências por meio dos vários canais disponíveis.

Na outra ponta, está a comunicação externa direcionada ao público de fora da empresa como por exemplo, clientes, organizações sociais, órgãos púbicos, imprensa entre outros.  Além da assessoria de imprensa que como o próprio nome diz, é a ponte entre a empresa os veículos de imprensa, a comunicação de uma empresa passa pelo seu site, que precisa ser atualizado e dinâmico, pelas redes sociais entre outras ferramentas;

E por que é importante uma empresa investir em comunicação? Por vários motivos, vamos listar pelo menos 4:

1 – Para aumentar a credibilidade e construir uma imagem positiva da empresa perante o público interno e externo;

2 – Para reduzir possíveis ruídos, informações erradas, falsas ou até mentirosas;

3 – Para aumentar o engajamento entres os dois – públicos interno e externo,  atrair novos clientes e melhorar ou aumentar a reputação  positiva;

4 – Para solucionar possíveis problemas que podem ir desde insatisfação do cliente com um produto ou serviço até a informações erradas ou duvidosas;

Redes Sociais, todo mundo está lá

Um capítulo à parte na comunicação externa de uma empresa é o uso das redes sociais. Se sua empresa ainda não utiliza dessas ferramentas, está fadada ao esquecimento.  Utilizadas tanto para fidelizar cliente como para atrair novos são peças fundamentais na comunicação e podemos listar as 5 principais:

E acordo com o relatório Digital in 2019, do site We Are Social com uma média diária de 3h34 online em redes sociais, o Brasil ficou em segundo no ranking nas redes sociais. Perde apenas para as Filipinas. Por ordem de preferências as redes mais usadas  e que sua empresa precisa estar são:

1 – You Tube, principal plataforma para publicação de vídeos

2 – Facebook, versátil permite publicar vídeos, fotos, links e muita interação com o público final;

3 – WhatsApp, além de ser uma forma de contato rápido e fácil porque todos tem um smartphone nas mãos o tempo todo pode ser usado como ferramenta de marketing

4 – Instagram, “primo próximo” do Facebook, é frequentado principalmente por jovens e influenciadores digitais e garante grande visibilidade quando utilizada a estratégia correta

5 – LinkedIn, focada principalmente no mundo dos negócios e da interação profissional é o local mais adequado para fixar a imagem institucional da empresa e ótimo para networking ou até para marketing estratégico.

Sonia Marques é jornalista e diretora do Escritório da Notícia – www.escritoriodanoticia.com.br

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