Como automatizar as cobranças dos meus clientes

Como automatizar as cobranças dos meus clientes

Tão importante como pensar nas estratégias de vendas do seu produto ou serviço, é pensar nos métodos de pagamento disponíveis ao cliente e como realizar a cobrança destes valores.

Dentro da rotina de uma empresa, o setor financeiro é como um termômetro para as próximas ações e continuidade de sua operação. Fatores como o controle de fluxo de caixa inexistente, processos manuais e arcaicos, podem influenciar negativamente no futuro da empresa.

Ao passar por períodos de crise e recessão como enfrentado pelo mundo durante a pandemia do Covid-19, as empresas sofrem perda de clientes, precisam lidar com o aumento repentino do número de inadimplentes e cancelamento de seus serviços.

Mas, em algum momento você já parou para pensar que muitos dos dados negativos quanto aos recebimentos de sua empresa são frutos de uma cobrança ineficiente e ultrapassada?

Pare e pense: em seu negócio você já recebeu queixas de clientes que não localizam ou recebem de forma fácil o boleto para pagamento? Clientes que possuem dificuldade de falar com o setor financeiro e localizar 2° via? Dificuldades em renegociar valores em abertos?

E em um cenário ainda mais crítico: você como empreendedor não consegue ter em fácil acesso, um panorama sobre a saúde financeiro do seu negócio. Quem são os clientes que te devem? Qual o somatório dos valores em aberto dos inadimplentes e como contornar isso?

De forma rápida e simples, a solução para este cenário é a automatização do seu processo de cobrança. A medida que uma empresa e sua cartela de clientes cresce, os processos manuais precisam ser substituídos pela ajuda de sistemas que não deixarão gargalos na sua cobrança. Veja mais a seguir!

Como automatizar as cobranças dos meus clientes?

O ponto de partida para começar a automatização das suas cobranças é reduzir os processos manuais do seu financeiro. Quanto mais manual um setor for, as demandas estarão expostas a erros e esquecimentos.

Um software de gestão de cobranças pode assumir as tarefas de envio de boletos, lembretes sobre pagamentos e até mesmo, realizar a baixa automática dos pagamentos dispensando arquivos de remessa e retorno dos bancos.

Encontre um bom software de gestão de cobranças

Existem no mercado alguns sistemas de cobranças e na hora de escolher qual aplicar em sua empresa, veja além das funcionalidades básicas. A missão de um software de gestão de cobranças, é desburocratizar a forma com que sua empresa recebe e cobra de seus clientes.

Para isso, sistemas de cobrança como o Galax Pay, oferecem a emissão e envio automático de boletos registrados, notificações e envio de boletos por WhatsApp, 2° via de boleto online, baixa automática de pagamentos e gestão de contratos online. Tudo isso dentro da plataforma.

Aplique a cobrança recorrente no cartão de crédito

Um grande parceiro da automatização de cobranças é o método de pagamento recorrente. Isso porque esse método de pagamento é uma opção de transação onde é realizado um débito automático no cartão de crédito do consumidor cadastrado no sistema sem que os dados do cartão do cliente precisem ser digitados todas às vezes e também sem comprometer todo o limite do cartão de uma só vez.

É uma modalidade de pagamento que está sendo muito utilizada por empresas que recebem os pagamentos de maneira periódica, ou seja, trimestral, semestral, anual e até outros períodos dependendo do contrato estabelecido com o cliente.

Com isso, ambos os lados ganham. O seu cliente pagará pelo seu serviço de forma prática, podendo ainda usufruir do seu cartão de crédito para outras compras e sem precisar perder tempo para efetuar o pagamento. Você enquanto empresa, terá garantia de recebimento, não precisará mais pagar aluguel da maquininha de cartão e verá reduzir a inadimplência, custo e tempo de cobrança do seu setor financeiro.

Controle Total

Através do software de cobranças, é possível acompanhar os pagamentos feitos pelo cliente e o valor que a sua empresa adquiriu devido os recebimentos. Tudo isso em tempo real para que você consiga acompanhar o desempenho da sua empresa e realizar tomadas de decisões.

Além disso, é possível integrar o seu sistema de cobranças ao sistema de gestão empresarial utilizado em sua empresa para que a visualização do cenário seja geral. Isso é possível por meio de uma API (Interface de Programação de Aplicativos) que é disponibilizada pelos softwares de cobranças.

Conheça o Galax Pay

O Galax Pay é um software de gestão de cobranças que possui em seu DNA o compromisso em entregar soluções em tecnologia para otimizar as transações financeiras entre empresas e público final, com principal foco na cobrança recorrente via cartão de crédito, boleto bancário e Pix.

Além dos de todos os benefícios citados anteriormente, ele ainda oferece mais vantagens como:

  • Retentativas automáticas e manuais: se o cartão de crédito do seu cliente não for aprovado, retentativas automáticas serão feitas de acordo com a sua configuração no sistema.
  • Páginas personalizadas: tenha uma página web onde seus clientes poderão contratar seus serviços por ela, tudo isso sem depender de nenhuma programação no seu site.
  • Gestão de contratos online: cadastre seus contratos no sistema, envie por e-mail ou WhatsApp e colha a assinatura digitalmente através da plataforma.
  • Pague apenas por boleto pago: só serão cobradas as taxas de boletos pagos. Caso um boleto seja gerado no sistema, mas o cliente não o pague, você não será cobrado por esse boleto.

Com o Galax Pay você poderá oferecer os métodos de pagamentos mais aceitos pelo consumidor incluindo o recém-lançado pelo Banco Central, Pix (Pagamento Instantâneo) e ainda contar com tecnologia de ponta para revolucionar a sua cobrança.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *